Tecnologia no Direito – Um olhar sobre o cenário atual

O mercado jurídico não é conhecido por aderir tecnologia no seu dia-a-dia. Podem achar arriscado, pouco confiável e confuso. Mas o cenário está mudando. Nos últimos anos vem ocorrendo uma onda de inovação, com investimentos e novas ideias sobre as tecnologias. Com isso, muitas startups surgiram com o objetivo de facilitar e auxiliar os profissionais do Direito. 

Porém se a maior parte dos advogados trabalha utilizando apenas o pacote Office e e-mail, como fazer com que eles se abram para novas possibilidades tecnológicas? 

A tecnologia em prol da produtividade

A melhor forma de convencer um profissional a utilizar uma nova tecnologia é demonstrando o quanto a ferramenta poderá melhorar a sua performance no trabalho, sempre frisando a confiabilidade e segurança das informações. O profissional precisa ter a certeza de que a plataforma irá fazer exatamente o que ele precisa. 

A grande tendência é de softwares que aumentam a quantidade de tarefas realizadas em um menor espaço de tempo, como geração de contratos automáticos e análises automatizadas de documentos. 

O fator inteligência artificial

É difícil aceitar que a inteligência artificial irá fazer parte do trabalho do profissional de forma mais eficaz, mas este é um caminho sem volta nas inovações tecnológicas.  

Mesmo necessitando ainda do acompanhamento de um ser humano, pesquisas e experimentos já comprovaram que a máquina é mais veloz e eficaz que o homem, como você pode conferir neste post anterior aqui do blog. 

Para o profissional, não é preciso ter medo da inovação e sim saber aproveitar da melhor forma para que agregue ao seu trabalho, melhore a imagem da sua empresa e deixe os clientes mais satisfeitos. 

Case de inovação

A empresa Lexnnova é um grande exemplo de inovação na área jurídica. Com soluções para gerar, analisar e acompanhar documentos e contratos, a startup promete revolucionar a forma com que os escritórios de advocacia lidam com os papéis. 

São duas plataformas disponíveis: o Lexbot e o Lexdocs.

Com o Lexbot é possível automatizar o processo de análise e revisão de contratos e documentos jurídicos. Já com o Lexdocs você pode criar documentos e contratos em poucos cliques.

A tecnologia e a humanidade devem andar de mãos dadas em direção ao progresso. E no ramo jurídico não será diferente. 

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar